Blog

Os Black Belts certificados sempre se destacam como líderes em qualquer organização, sendo esse um de seus principais papéis. 

  Posted on há 1 ano

Os Black Belts certificados sempre se destacam como líderes em qualquer organização, sendo esse um de seus principais papéis. 

Mas por que esses profissionais alcançam essa responsabilidade e conseguem liderar com eficiência qualquer equipe?

Conhecimento prático

Ter apenas o know-how do negócio já não é mais o suficiente para ser um líder bem-sucedido. Os líderes atuais fazem parte de um ambiente que muda muito rápido e constantemente, por isso, a estratégia Six Sigma prepara os Black Belts na prática, ou seja, executando o trabalho por meio de projetos aplicados.

Os requisitos de certificação para se tornar um Black Belt normalmente incluem a conclusão de um projeto de melhoria de alto impacto na empresa.

Conhecimento da empresa 

Por meio dos projetos de melhoria de processo, os Black Belts precisam reunir o máximo de conhecimento e informações sobre os produtos e serviços que a empresa oferece. Além disso, compreendem o mercado em que está inserido, os processos internos, as funções e responsabilidades de cada um e como é o comportamento dos seus clientes. Por ter todos esses dados, os Black Belts têm uma perspectiva mais ampla da empresa, além de possuir uma vasta rede de contatos e saber priorizar os projetos que mais se adequam as necessidades empresariais.

Conhecimento prático sobre Melhoria, Projeto e Gestão 

Os Black Belts conseguem solucionar problemas de alta complexidade e conseguem desdobrar objetivos estratégicos e empresariais em fatores de maior influência. Com isso, podem selecionar os projetos apropriados e as atividades de melhoria na área de sua responsabilidade. Além disso, esses profissionais tomam suas decisões baseadas em fatos e dados, e exige o mesmo dos membros de sua equipe. Ele ensina ao seu time que não pode-se confiar na intuição ao executar um trabalho. Um líder Black Belt sempre utiliza painéis de controle e tabelas para analisar e apresentar os indicadores mais importantes. Assim, ele consegue monitorar constantemente e melhorar o que for preciso.

Capacidade em aceitar mudanças  

Ao concluir outros projetos de melhoria, os Black Belts adquirem experiência em facilitação de mudanças. Eles começam em uma escala pequena, dentro do seu próprio ambiente; depois, numa escala controlável, aprendem a lidar com as resistências e superá-las, entendendo como ouvir, influenciar e comunicar-se.

Após sua gestão, espera-se que desenvolvam formas próprias de lidar com a resistência natural de outras pessoas com relação as mudanças e que sejam bem-sucedidos em guiá-las nesse processo de transição. 

Com a necessidade de evitar desperdícios e reduzir custos, as empresas precisam de profissionais com esse perfil, que possam agregar ao negócio. 

Adapte-se às necessidades do mercado. Seja um especialista Black Belt e veja sua carreira alavancar. Faça a sua inscrição para a próxima turma do treinamento Black Belt no Gemba Group.

 

Os profissionais que possuem essa capacitação são preparados em cinco níveis: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt. Cada um deles aumenta a responsabilidade do profissional, suas obrigações e o número de funcionários e equipes que ele pode liderar.

 

Black Belt EAD por apenas R$ 790,00, somente na Produzzi! 

Faça com quem é referência nacional em Lean & Six Sigma

 


Arquivos do blog
  • September 2023 (2)
  • August 2023 (3)
  • May 2023 (1)
  • April 2023 (3)
  • March 2023 (5)